Após seis dias de ganhos 2008-05-12 08:39
Petróleo cai com possÃvel aumento de produção da OPEP
O petróleo encontra-se em queda nos mercados internacionais, depois de seis dias de ganhos e consecutivos recordes, com o mercado a acreditar que a Organização dos PaÃses Exportadores de Petróleo (OPEP) vai aumentar a produção.
Sara Gamito com Mafalda Aguilar
Às 8h11, o barril de Brent (petróleo de referência na Europa) para entrega em Junho era transaccionado no ICE de Londres a descer 36 cêntimos dólares para os 125,04 dólares, depois do máximo histórico de 125,90 dólares de sexta-feira.
Já às 7h50, o contrato de Junho do West Texas Intermediate (petróleo de referência nos Estados Unidos) era negociado no NYMEX de Nova Iorque a perder 22 cêntimos para os 125,74 dólares, após ter sido cotado no valor mais alto de sempre nos 126,20 dólares na sexta-feira.
Na última sexta-feira, o presidente da petrolÃfera estatal lÃbia, Shokri Ghanem, afirmou que a OPEP poderá efectuar uma reunião extraordinária antes de Setembro para considerar um aumento da produção, de modo a controlar a escalada dos preços do crude. No entanto, o ministro da Energia venezuelano já negou esse plano.
"O mercado de petróleo tem certamente espaço para uma correcção", afirmou à Bloomberg um especialista.
"Se houver mais conversações sobre um potencial aumento da produção da OPEP e depois as reservas dos Estados Unidos continuarem a crescer, isso ajudará a refrear alguma desta tendência entusiasta", considerou o mesmo perito.
 |
| Comentários |
| |
|
o observador
|
|
este aumento de produção é um erro apenas vai encher os reservatórios dos investidores especulistas que estão a adr cabo do mundo aagir de forma desumana e cruel sobre as pesoas que depemdem da energia para viver , espero que a OPEP não aumente a produção embora isso me saia do bolso , há que no entento aguentar e não ceder aos terroristas do mercado bolsista das matérias primas
|
| |
|
zé pedro
|
|
Espero que também caÃa nas bombas e que esse senhor ministro venezuelano não tenha uma diarreia mental, vá não tenham medo desses ditador (zinho chavez), vamos a eles OPEP
|
| |
|
Joca
(jms_vz@msn.com)
|
|
Cai?? He la...vai descer o preço nas bombas??? Mentira, mentira, mentira...Pobre Pais este...Salvem nos!!
|
| |
|
Dr. Grunho
|
|
Oil is missing, já dizia nos anos 70 o Bobby ao JR, que respondia "oil is missing since the first well was drilled". A OPEP já não tem mais furos por onde aumentar a produção e, se os tivesse, não tinha interesse nenhum em extrair já mais pelo mesmo dinheiro. O negócio é mesmo "deixa encarecer".
|
| |
|
ADias
|
|
Numa economia de mercado em que a procura é maior que a oferta os preços vão continuar a subir. A solução para que os preços dos combustÃveis baixem é tão simples só é só preciso que toda a gente se mentalize que o transporte próprio só deve ser utilizado por necessidade e não para se afirmar perante a sociedade.Bastava haver uma greve no abastecimento em todo o paÃs e no dia seguinte teriamos a gasolineiras a fazerem propostas acompanhadas com brindes. Ao Governo também não importa que os preços baixem, pois assim há uma maior margens de lucro nos impostos. Está na mão dos portugueses mudar a escalada vergonhosa dos preços que temos de sopurtar da gasolina e gasóleo que motivam a subida desenfreada dos preços de primeira necessidade.
|
|
| |
 |
| |
 |
|
|