Internacional - Empresas

Espanha/Energia 2008-05-21 12:10

Gas Natural nega interesse na Iberdrola

A Gas Natural reafirmou hoje que não se encontra em conversações com a Iberdrola relativamente a uma possível fusão, e que entre os seus objectivos de aquisições figuram empresas de distribuição de gás no mercado italiano.

Cristina Barreto

Numa conferência de imprensa que teve lugar antes da Assembleia Geral de accionistas, o presidente do grupo energético espanhol, Salvador Gabarró, afirmou que "neste momento estamos muito concentrados no plano estratégico 2008-2012 e, como tal, não estamos a estudar nenhuma operação corporativa".

No entanto, o mesmo responsável reconheceu que "caso surja alguma operação iremos estudá-la se se basear nos nossos critérios. Tudo o resto são rumores".

Na mesma ocasião, Salvador Gabarró frisou que a Gas Natural vale mais do dobro da sua actual capitalização bolsista (17 mil milhões de euros).

"Somos uma empresa séria, valemos muito mais e temos um importante crescimento. Ter liquidez não é uma vergonha, mas sim uma vantagem", sustentou o presidente da gasista espanhola.

Por seu turno, o conselheiro delegado da Gas Natural, Rafael Villaseca, o qual definiu as principais linhas do plano estratégico 2008-2012, explicou que "trata-se de um projecto ambicioso" em que está previsto um investimento de 12,5 mil milhões de euros. Neste período, está também planeado a venda de activos imobiliários e de participações não estratégicas, num valor total de 500 milhões de euros.

"Somos gasistas, não eléctricas", defendeu Rafael Villaseca, perante a insistência dos jornalistas por que razão a empresa não participa com mais força noutras áreas, como é o caso das energias renováveis.

Na Assembleia Geral de accionistas de hoje serão aprovadas as contas de 2007 e a distribuição de um dividendo de 1,14 euros por acção.

Comentários
 
 
envie o seu comentário
 
nome:
email (opcional):
comentário:
Os comentários enviados serão publicados após aprovação. O DE reserva-se o direito de não publicar comentários considerados como ofensivos ou sem ligação alguma ao artigo em questão

[an error occurred while processing this directive]