Juros podem subir para controlar a escalada dos preços 2008-05-12 07:45
Inflação chinesa cresce ao ritmo mais rápido de quase 11 anos
A inflação da China acelerou ao ritmo mais rápido de quase 11 anos no mês de Abril, pressionando o Governo de Pequim a intensificar os seus esforços para controlar o aumento dos preços sem provocar um abrandamento económico no País, numa altura em que as exportações perdem força.
Mafalda Aguilar
Os preços subiram 8,5% em Abril, face ao mesmo período do ano passado, depois de terem avançado 8,3% em Março, segundo os dados hoje divulgados pelo Gabinete de Estatísticas do Japão. Os economistas consultados pela Bloomberg apontavam, em média, um crescimento de 8,2% do Índice de Preços no Consumidor (IPC).
Para o andamento da inflação em Abril contribuíram sobretudo o aumento em 22,1% dos preços dos alimentos, bem como os custos das matérias-primas e do trabalho, adianta a mesma fonte.
"As pressões inflacionistas ainda são muito grandes. Uma inflação mais alta torna o dia-a-dia das famílias mais difícil, e um crescimento mais fraco ameaça os empregos - ambos são assuntos importantes em termos sociais e o Governo não os pode ignorar", disse à Bloomberg um economista do BNP Paribas.
Perante a subida dos preços, o Banco da China pondera uma subida das taxas de juro, que se encontra actualmente nos 7,47%, o nível mais alto dos últimos nove anos, depois de seis aumentos no último ano.
|
 |
| Comentários |
| |
| |
 |
|
|