A caminho do Euro 2008 2008-05-12 00:05
SAD perderam 25% do valor durante esta temporada
Nem o facto de ser campeão há três anos consecutivos ajuda o FC Porto em bolsa. Na Euronext Lisboa a SAD portista caiu nas três épocas.
Marta Reis
As sociedades anónimas desportivas (SAD) cotadas na bolsa portuguesa continuam a ser uma má aposta. Os títulos têm vindo a perder, consecutivamente, valor e esta época não foi excepção. Desde que teve início a temporada 2007/2008, que ontem terminou, as SAD de Porto, Benfica e Sporting perderam em média 25% do seu valor. No mesmo período, o índice de referência europeu DJ Stoxx Football alcançou ganhos ligeiros de 0,13% e o principal índice da bolsa portuguesa, o PSI 20, deslizou 9,3%.
Apesar de ser campeão nacional há três anos consecutivos, o FC Porto não conseguiu replicar em bolsa os êxitos obtidos dentro das “quatro linhas”. Nas épocas de 2005/2006 e 2006/2007, a SAD portista acumulou perdas em bolsa na ordem dos 7%; na temporada que agora termina, onde foi confirmado campeão a cinco jornadas do fim, o FC Porto regista uma queda na Euronext Lisboa de 18,72%, o que se traduz numa capitalização bolsista de 26,7 milhões de euros. Esta desvalorização, apesar de significativa, é a mais baixa entre as SAD dos chamados “três grandes”. O Sporting, com uma descida acumulada em bolsa de 25,7%, é a sociedade desportiva que mais perdeu nesta época. O clube leonino tem actualmente uma capitalização de 38,85 milhões de euros, o que faz da SAD sportinguista a mais valiosa entre as três. O líder das perdas é, portanto, o Benfica. Cotado há praticamente um ano (ver caixa ao lado), o clube encarnado acumula uma descida de 33,54% desde que começou esta época, terminando a valer 32,1 milhões de euros em bolsa.
Investidores a perder dinheiro
Um investidor que tivesse aplicado 10 mil euros em qualquer das três sociedades desportivas e decidisse sair agora dos papéis estaria a perder, independentemente de onde tivesse investido. Dado que foi o clube que menos desvalorizou, o FC Porto foi assim aquele em que o investimento resultou em menor perda. De acordo com contas efectuadas pelo Diário Económico, um investidor que tivesse aplicado os 10 mil euros na SAD portista teria perdido 1.872 euros durante esta época desportiva, estando com um saldo positivo de 8.128 euros. Já o mesmo investimento na sociedade leonina teria como resultado uma perda de 2.570 euros (e um saldo de 7.430 euros). Com a aplicação dos 10 mil euros na SAD do Benfica, o investidor teria perdido 3.354 euros, tendo agora um saldo de 6.646 euros. Nos caso dos encarnados, cuja cotação sofreu nos primeiros meses de negociação em bolsa fortes oscilações, devido a notícias relacionadas com ofertas de aquisição, foi ainda calculado o ganho máximo que o investidor poderia ter obtido. Se tivesse vendido a 6 de Julho, quando foi noticiado um alegado interesse de um grupo de investidores chineses no clube encarnado e as acções chegaram ao máximo de sempre (6,11 euros), o investidor teria ganho 2.220 euros.
Presidentes dos clubes também perdem
Os presidentes dos “três grandes”, tal como os restantes investidores, perderam também dinheiro esta época. Tendo em conta o número de acções constantes dos relatórios referentes aos resultados consolidados do primeiro trimestre fiscal, o presidente do FC Porto, que detém 152.400 acções, perdeu 62.484 euros. Filipe Soares Franco, líder da SAD sportinguista, está a perder 494 euros com as 772 acções que detém da sociedade leonina. A carteira de acções com maior desvalorização é a do presidente da SAD do Benfica. Luís Filipe Vieira perdeu, nesta temporada, 918 mil euros com as 850.000 acções que detém da sociedade encarnada. Neste caso, vale a pena referir que 136.187 destas acções são detidas directamente e as restantes 713.813 indirectamente através de contratos de empréstimo ao Sport Lisboa e Benfica.
|
 |
| Comentários |
| |
| |
 |
|
|